Comunicação


Interna ou Externa? As duas! E endomarketing? Sempre!

Uma profissional que tem Comunicação na veia, ou melhor, no DNA. Sempre acreditou que o departamento de Marketing deve focar, além do tradicional objetivo de apoio a vendas, a comunicação de dentro para fora. Ou seja: não se constrói uma imagem externa sem estar alinhada internamente.

E linkado a ações de comunicação interna (endomarketing), o planejamento da comunicação externa fica mais alinhado e lógico, e trás como conseqüência, a verdade da comunicação, com campanhas afinadas entre todos os tipos de Midia. Mídia como uma das ferramentas estratégicas da Comunicação, não como a única ferramenta. Dóris fez uso dessa prática em todas as empresas por onde passou.

Sua linha de raciocínio da comunicação é “usar uma visão de longo alcance”, buscando o diferencial mesmo naquilo que é essencialmente igual, commoditie. Criativamente padronizado.

Desde a criação de peças publicitárias até a forma de se comunicar por um simples email, sempre demonstrou a condução de uma linha de comunicação leve e interligada com o todo. Buscando o conceito de campanha. Da Midia convencional até as mídias mais arrojadas ou direcionadas, como revistas customizadas ou e-news.

Pode atuar de duas formas (quando Dóris atua como gestora de marketing):

1)Coordenando o trabalho de uma agência que atenda a empresa para campanhas externas
2)Criando peças e campanhas internas

E ainda, quando Dóris atua dentro de uma agência de comunicação, marketing ou eventos, pode exercer atividades de planejamento de campanhas e ações ou atendimento a clientes.

Atuou com campanhas de comunicação externa associadas com campanhas de comunicação interna e ações de endomarketing:


- Deagá Comunicação (empresa própria): Planejamento e desenvolvimento de trabalhos de Comunicação promocional para os clientes, englobando desde a criação de peças publicitárias até o suporte técnico posterior.

- Gboex Previdência Privada: Diversas ações, destacando campanha de incentivos de vendas de produtos, com premiações a todo corpo de colaboradores, além da atuação como “dupla de criação” junto a Gerência de Marketing, formulando e viabilizando campanhas publicitárias. Ainda, atendimento aos diversos departamentos internos, aliando Endomarketing com gestão da cultura organizacional.

- Grupo Herval: Atuação c/ públicos internos (endomarketing) e externos (em ações de comunicação c/ clientes das industrias e do varejo da Industria (Beden + If)).

- Grupo Rainha das Noivas: Desenvolvimento de comunicação mais modernizada, não tão voltada para o promocional.

- Inbrape Persianas: Confecção de material publicitário de apoio ao trade (focado no consumidor final) e princípios de Endomarketing.

- Padron Cartões de Crédito: Endomarketing e planejamento, criação e execução de atitudes de Comunicação (material gráfico e eletrônico).

Formação especifica: Superior em Comunicação Social//PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Unisinos/São Leopoldo/1994), além da participação em diversos cursos/palestras de publicidade, propaganda, comunicação e endomarketing.


Como se comunicar com Dóris? Manda email para do_hess@yahoo.com.br, para ter maiores informações. Falamos mais a respeito, ok? Só não me deixa falar demais...