Eventos e Feiras


Os eventos podem ser corporativos ou não. Aqui, vamos nos ater aos corporativos, experiência ampla de Dóris. Vamos separá-los em:


1) Lançamentos de Produtos e Serviços:
  • Produto ou serviço novo (inédito ou remodelado)
  • Gerar impacto, criar burburinho, experiência aos convidados
  • Convidar formadores de opinião para replicar opinião
  • Poucos mas decisivos convidados (não é evento de massa)
  • Guardar segredo anterior, gerar expectativa com peças do tipo teaser (que falam mas não revelam)
  2) Programas de Incentivo e Premiações:
  • Impactar no lançamento, mas manter informações atualizadas posteriormente (ranking, desempenho)
  • Premiações devem ser relevantes e não repetitivas
  • Adaptar ao perfil do público premiado (especialmente viagens, que são os prêmios que dão maior retorno de imagem = impacto positivo)
  • Públicos: colaboradores por tempo de serviço, clientes por fidelidade, fornecedores por desempenho de matéria-prima, representantes e vendedores de PDV por volume de vendas
 3) Confraternizações Festivas Temáticas: 
  • Apesar de terem cunho festivo, devem ter o foco de disseminar a cultura organizacional da empresa, e sempre ter um tema e objetivo, para não virar “festinha”
  • Não liberar totalmente a bebida alcoólica, para evitar constrangimentos no “day after”
  • Usar telão, mural ou os mais diversos elementos visuais para divulgar histórias e fatos da empresa
  • Podem ser de final de ano, aniversário da empresa, conquista e efetivação de metas, entre outras
  4) Coletivas de Imprensa: 
  • Destinada a Jornalistas (tenha em mente os quesitos para conquistar e convencer esse público altamente crítico e exigente com informação)
  • Tenha algo relevante a falar
  • Divulgue números e dados da empresa
  • Prepare as pessoas que irão responder para os Jornalistas (entrevistas)
  • Deve ter o momento descontração e impacto, mas que representa 20% do evento. O foco deve ser a informação
5) Congressos, Convenções e Feiras Comerciais: 
  • Nas feiras comerciais, estar atento aos concorrentes que também estão expondo
  • Dispor de verba para brindes, atrações, jantares e outras oportunidades de patrocínios de palestras do setor e outras ações
  • Divulgar antecipadamente e convidar o cliente a visitar o stand. Monitorar se o cliente vem e onde estará (inclusive, descobrir seus concorrentes que seu cliente visitará)
  • Caso aconteça uma feira na cidade ou próximo a cidade da sua sede e não queira participar da mesma, aproveite a visita de clientes e faça um show room na sua empresa, com eventos á parte
6) Treinamentos (técnicos ou comportamentais): 
  • Devem ser constantemente realizados, e cobradas atitudes disseminadas nos mesmos (sejam comportamentais ou de conhecimento de produtos ou serviços)
  • Além da parte teórica (que sempre deve acontecer), dinâmicas de equipe devem ser realizadas, tornando prático o conhecimento adquirido
  • Vivenciar e trocar experiências gera equipes mais satisfeitas, envolvidas e comprometidas
  • Geram conhecimento coletivo dos perfis e habilidades dos integrantes da empresa

 7) Patrocínios (esportivos e culturais): 
  • A decisão deve estar linkada diretamente ao público que se busca, e caso não haja verba para investir nos dois tipos, a decisão deverá ser norteada pela preferência do público que se quer atingir
  • É inteligente não decidir sozinho (na direção ou em um departamento): realizar uma pesquisa junto a esse público pretendido, é “tiro” certo
  • Erros estratégicos de decisão por uma ou outra ação, podem “queimar” uma marca. É preciso muito cuidado e não decidir pelas preferências dos que decidem pela ação
  • É preciso uma boa verba (o investimento é alto) e estar atento ás oportunidades da ação. Nem sempre o patrocínio de uma placa é a melhor visibilidade. Observe detalhes do evento/ação que você patrocine e explore novas situações
  • Divulgue a seu público interno anteriormente ao público externo
  • Através dessa ação, você tangibiliza a marca e gera seguidores



Dóris atuou com vários eventos, planejando, organizando e executando-os, em todas as empresas que atuou e também em nível de consultoria: planejamento e desenvolvimento de eventos promocionais para os clientes, englobando desde a criação de peças publicitárias até o suporte técnico posterior.

E ainda, especificamente: GRUPO RBS/EVENTOS (2000//Produtora Executiva do Megaevento Planeta Atlântida, um evento realizado em parceria RBS e DC Set Eventos, onde a equipe de produção dessas empresas engloba vários profissionais, além de fornecedores e pessoas contratadas pelas empresas patrocinadoras. É um megaevento, sendo realizado no RS e em SC. Atuação: Atendimento direto aos patrocinadores e suas agências de Comunicação, dando suporte de criação e realização da Midia contratada e das ações de Merchandising; atendimento aos fornecedores em geral) + CONTATO FEIRAS E EVENTOS (2001/Eventos, como responsável por eventos de grande porte, do tipo feiras comerciais).


Evento é experiência: e então, qual o evento que você precisa gerar experiência positiva? Conta comigo: do_hess@yahoo.com.br. Da criação a execução, sua marca pode brilhar.